A FORMAÇÃO DAS SOCIEDADES, UM ESTUDO HUMANIZADOR
Pessoas reunidas em torno de uma identidade, de um interesse comum, caracterizam uma sociedade.
Neste mundo globalizado, onde as notícias são compartilhadas em tempo real, onde podemos estar conectados o tempo todo com o planeta todo, a convivência, a tolerância, o encontro humano parecem, cada vez mais, situações raras de se vivenciar.
A China, como primeira sociedade estudada neste ano, causou encanto e estranhamento. A história, a cultura, os costumes, o modo de viver e de ser dos chineses ocupou estes três primeiros meses do nosso trabalho, cujo maior objetivo é observar grupos que se formaram ao longo da história do Homem. Outras sociedades sucederão esse país nos próximos trimestres.
Pensar sobre escolhas e ações individuais delimitadas pela vida em grupo – nas famílias, nas escolas, nas comunidades, nas nações – será favorecedor para recuperarmos feitos humanos em sua dimensão coletiva, para construirmos, através da colaboração mútua, o verdadeiro sentido de bem comum, a essência de uma sociedade que possa, de fato, oferecer à sua população a plena experiência da “vida boa”.
“Quando todo mundo está gostando do clubinho, isso é uma sociedade!”
(Victor – 1º ano)
“Sociedade é cada um ajudar num trabalho em equipe.”
(Giovanna – 1º ano)