Levantar hipóteses, perguntar, responder, debater, opinar, conhecer o diferente, reconhecer o semelhante, experimentar o novo…
Imaginar, planejar, construir, colaborar, desmanchar, refazer, modificar, separar, reunir…
Tanto nos horários de aula quanto nas horas livres, nossos alunos têm sido estimulados, nestes trinta anos de (r)existência, a construir conhecimento significativo através de participação ativa em aulas, experiências, discussões, brincadeiras, projetos coletivos.
Empreendedorismo não é capacidade que se desenvolve na teoria: projetar, executar e realizar um empreendimento pressupõem trabalho de equipe, ação conjunta, esforço comunitário, boa articulação e, convivência entre diferentes.
Raciocínio próprio, estilo único de escrita, traçado inconfundível do desenho requerem espaço e tempo para se desenvolver.
Favorecer a formação do jovem cientista, do jovem filólogo, do jovem artista, levando-os a explicarem a si mesmos e o mundo que os rodeia através da busca, do aprofundamento, da essência de cada área do conhecimento é nossa função.
Ensinar é atribuir significados, simbolizar, revelar signos – insignare, em latim. Criar ambiente propício para que crianças e jovens possam acumular aprendizados importantes e, principalmente, queiram fazê-lo, é nosso objetivo primeiro.