Anualmente, realizamos uma viagem – a escola toda (de primeiro a nono ano) desloca-se para outras salas de aula, para outros espaços de aprendizagem. Esse é o maior projeto coletivo da Ágora. Já estivemos nas cavernas do Petar, na Ilha do Cardoso, em Bonito. Já fomos a Bananal, Paraty, Ouro Preto. Passamos dias maravilhosos em Ubatuba e em Brotas. Também, vivemos alguns dias em fazendas cafeeiras em Limeira e Itatiba, além de visitarmos a cidade de Itu. Estar “in loco” possibilita apreender e compreender as relações entre paisagens, a ocupação humana, as dinâmicas social e econômica, próprias a cada lugar.
Essa experiência tem se revelado, ao longo dos anos, única, preciosa, intransferível! Viajar é educar os sentidos, é a capacidade de ver, a possibilidade de escutar, a condição física para caminhar, a memória para registrar e lembrar.
Viajar muda nossa história – Ítalo Calvino, o escritor italiano, dizia que uma viagem transforma de tal modo alguém que, quando ela termina, não se é mais o mesmo que partiu!